Universo quase Particular

Umectação Capilar

11:33

Olá pessoas \o/ Tudo bem com vocês? Bem, o post de hoje é sobre um grande aliado da saúde dos nossos cabelos: A Umectação Capilar. Mas afinal, o que é umectação?

Umectação é quando você banha os seus fios com óleos, e deixa agir nos fios, a fim de que absorvam os benefícios que os óleos trazem a eles.

É muito importante ressaltar que os óleos que devem ser usados na Umectação são APENAS os óleos vegetais. Nada de óleos minerais, ou óleos vegetais que sejam misturados com óleos minerais/silicones/petrolatos/parafina (para saber mais sobre óleos minerais/parafinas/petrolatos, clique aqui) . Não comprem aqueles que são direcionados para cabelos, eles mão são puros (pelo menos, nunca vi um).

  Tem que ser o óleo 100% puro gente. E nem é difícil de achar. Tem alguns que realmente só se acham em lojas de produtos naturais, mas tem outros que são facílimos de encontrar, em qualquer farmácia você acha, como o óleo de rícino e o de girassol, por exemplo, ou o azeite de oliva extra virgem que se encontra em qualquer supermercado.

O legal, é que cada óleo traz benefícios tanto que diferem uns dos outros, quanto uns que se assemelham, então é legal que vocês vejam os benefícios que cada óleo traz (mais abaixo vou falar sobre isso) e usem ao seu favor! Agora, uma coisa que todos os óleos vegetais nos ajudam, é com a POROSIDADE. Então, a umectação é ótima para quem quer prevenir a porosidade ou quem já está com o cabelo poroso.
 
"Mas Tay, como que funciona? Passar óleo no cabelo deve deixar ele ensebado!" Podem ficar tranquilos porque não, não vai ficar "ensebado" se vocês fizerem da maneira correta. :)

No geral, você deve passar o óleo nos cabelos, limpos ou sujos (tem gente que fala que é melhor usar com ele limpo e molhado, ou sujo e seco, mas eu prefiro passar nos cabelos limpos e secos, para absorver melhor os benefícios dos óleos, mas aí, vocês tem que ver de que maneira se adequa aos seus cabelos). Depois é só lavar e finalizar com a máscara, de sua preferência (eu prefiro usar uma nutritiva). É importante deixar por no mínimo 3 horas. Tem pessoas que fazem o overnight, ou seja, dormem com o óleo no cabelo e só lavam no outro dia. Mas aí depende da sua disponibilidade, da sua preferência, enfim, cada um faz do seu modo. Eu geralmente deixo por umas 5 horas no cabelo.

Quanto a passar na raíz ou não, eu indico que usem o óleo de rícino, pois ele é ótimo para regular a oleosidade do couro cabeludo, logo, se o seu cabelo é oleoso ou seco, ele vai dar uma regulada nisso aí. Quanto aos outros, se a sua oleosidade é normal/alta, não usem no couro cabeludo, porque podem ficar oleosos mais rápidos, pesar muito, enfim.

Agora, que tal conhecermos alguns óleos que podemos usar na umectação e seus benefícios? Vamos lá?



Óleo de Rícino (mamona): Controla a oleosidade do couro cabeludo, e estimuda o crescimento dos cabelos, além de doar força. É um óleo muito forte, então tem que ter cautela ao usar. A consistência é meio ruim para espalhar nos fios e sua absorção não é tão fácil.


Óleo de Coco: Amacia, nutre e doa brilho aos fios. Penetra facilmente nos fios, sendo fácil a absorção dos nutrientes.


Azeite de Oliva Extra Virgem: Doa maciez, brilho e hidratação aos nossos fios. É ótimo para cabelos ressecados. É de fácil aplicação e absorção nos fios.



   São esses que eu conheço as propriedades gente. Mas tem muitos outros, como o óleo de semente de uva, o óleo de abacate, o óleo de argan...

Quanto à ultima opção que mostrei para umectar os cabelos é usar o Azeite de Oliva. SIM, aquele de cozinha HAHAHAHA. Mas ATENÇÃO gente, tem que ser o EXTRA-VIRGEM tá? Não inventem de se empolgar e usar o primeiro azeite que virem pela frente kkkkk.

Agora, a frequência que se deve fazer a Umectação depende de diversos fatores como por exemplo, os danos que o seu cabelo apresenta, o tipo do seu cabelo (se ele é liso, cacheado, etc) entre outras coisas. Então vocês tem que ver a quantidade de vezes que o seu cabelo vai precisar. Se você estiver dando pouca Umectação, e o cabelo fica feinho/poroso rápido, façam mais Umectação. Ou se você está dando demais e seu cabelo está ficando feinho também, faça menos umectações.

Outra coisa que vocês tem que fazer, é testar os óleos. Não se prendam só à um óleo, e nem crie preconceito com um óleo que você testou uma vez e não deu certo. Porque as vezes, o óleo que não deu certo tinha propriedades que o seu cabelo não precisava, mas agora precisa, e o óleo que era seu queridinho depois de um tempo pode acabar não ficando mais legal, porque o seu cabelo não está mais precisando do que ele oferece. Então, testem os óleos, e variem um pouco. Não estou falando para fazer estoque de óleo em casa kkkkk Estou falando apenas para variar, sempre que sentir que o óleo que você amava não está mais dando certo.

  Semana que vem, vou fazer de novo umectação com o azeite de oliva, e mostro para vocês o resultado COM FOTOS. Sim, com fotos gente eeeeeeeee \o/ Comemoremos. kkkkk Vocês vão ver como é divino o resultado gente, sério, me aguardem haha.

Então é isso pessoas lindas, espero que tenham aprendido bastante nesse post e que usem esse método. Seus cabelos vão adorar, e te agradecer da forma que nós A-MA-MOS: Ficando lindos e saudáveis kkkkk. Mas e aí? Vocês usam ou vão usar esse método? Podem ficar à vontade para postar suas experiências ou dúvidas aí nos comentários. Amarei ler todos. Ah, e postem o link do seu blog no seu comentário para eu conhecê-lo também. Beijos e até o próximo post!

You Might Also Like

43 comentários

  1. Oi, aaodrei o post !!
    qual shampoo você usa quando faz a umectação ?

    bjinhoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Flor *-*
      Bom, tanto na primeira quanto na segunda lavagem eu uso o shampoo da Head&Shoulders Anti coceira. Porque ele limpa direitinho mas não resseca o meu cabelo.;)

      Excluir
    2. E misturar os óleos para umectação é bom? amei seu post!!

      Excluir
  2. Não sabia que azeite de oliva extra virgem era bom pra cabelos ressecados O.O
    indo pro supermercado shuahsa!

    Otimo post Tay :3
    http://trechy-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só bom, é ÓTIMO haha
      Sério, pode ir na fé, é bom demais. Essa semana ainda faço o post da Umectação com Azeite Extra Virgem, e posto o resultado pra você ver. Azeite é muito amor ♥

      Excluir
    2. pooisé..gostei de saber q muitos gostam do azeite.. ja corri ali na cozinha para verificar.. e ja vou usar hoje mesmo.. sem percas de tempo.. hehehe

      Excluir
  3. Adorei as dicas! também não sabia que azeite de oliva era bom pra cabelos ressecado, mas meus cabelos são bem oleosos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mesmo para cabelos ressecados... O meu é bem oleoso também na raiz, tenho que lavar dia sim dia não. Mas como o meu cabelo é descolorido, as pontas ficam ressecadas fácil. Aí fica aquela coisa, raiz linda, e pontas ressecadas. Quando tá assim, faço a umectação com o azeite e fica PER-FEI-TO, daquele jeito que as pessoas olham e perguntam MAS O QUE VOCÊ USOU? haha.
      Que bom que gostou das dicas *-*

      Excluir
  4. Adooorei as dias!*
    Te seguindo.

    Miil beijos e sucesso*
    http://gabriellanayra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou flor...
      Beijos :* Sucesso pra você também ;)

      Excluir
  5. Olá Taylane, eu não conhecia essa expressão Umectação Capilar. Gostei muito do seu post e vou esperar você postar as fotos. Eu tenho azeite de oliva extra virgem, mas confesso que estou com medo de usar.
    Vou aguardar suas novas postagens. Bjs


    http://ensino24horas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Umectação Capilar é tão antiga mas tãão eficiente haha.
      É da época das nossas mamães...
      O termo usado era Banho de Óleo, mas nem se usa mais.
      Que bom que gostou *-* Pode deixar que ainda essa semana eu posto sobre a umectação com azeite para você ver a diferença que faz nos cabelos. ;)
      Beijos linda :*

      Excluir
  6. Oii eu adoreei o post, não sabiaa sobre a umectação ^^
    adorei seu blog

    beijo beijo
    http://www.delicadezas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ja tinha usado o Óleo de Rícino no meu cabelo,mais os outros são novidades pra mim, vou tentar kkkk
    Seguindo.
    Beijos

    http://raquelmake-up.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, pode testar... O meu cabelo amava Rícino, mas agora ele não tá mais precisando do que ele oferece... Agora o Azeite, meu cabelo tá se derretendo de amores por ele kkkkk
      Beijos Linda :*

      Excluir
  8. Tay, nunca fiz umectação. Acho tãaao estranho me imaginar passando Óleo de rícino no cabelo kkk

    Beijos e obrigada pela visita lá no meu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achava, mas teve uma época que o meu cabelo era DOIDO pelo óleo de rícino haha ♥
      Beijos flor :*

      Excluir
  9. Nossa !! Que legal não sabia de quase nada, (sou muito desinformada rs). Parabéns pelas Dicas :))
    Estou lhe seguindo , poderia me seguir também ?
    Beijos
    http://fashionlookdesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu também não sabia de quase nada!! hahah Mas adorei as dicas *-*
    Amei seu blog! Beijos linda, sucesso.

    http://www.kaoliveira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou linda haha
      Beijos e Sucesso pra você também haha :*

      Excluir
  11. Adorei a dica já que meu cabelo está emborrachado vou testar
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pra cabelo emborrachado com certeza não indico, pois Óleos e Manteigas é para cabelos porosos, e para dar elasticidade (etapa nutrição do cronograma capilar). Para cabelos emborrachados, antes da nutrição ele precisa de força (etapa reconstrução do cronograma capilar). Para entender melhor, olha esse post e você vai entender do que o seu cabelo precisa. http://masquecabelolindo.blogspot.com.br/2013/04/o-cronograma-capilar-quem-nao-quer-ter_19.html

      Excluir
  12. Ooi! Ja tinha feito umectação com o azeite extra virgem e nem sabia que dava pra ser com outros tipos kkk Meu cabelo tava precisaaaaaaaando demais! Azul, ja viu ne kkkkk Obrigada pelas dicas :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é... haha
      Fico feliz que gostou das dicas \o/
      Beijos :*

      Excluir
  13. Amei o post Taylane, parabéns :DD
    eu tava desesperada atrás de infos sobre Umectação pq sempre vejo as coloridas falando e tals mas nao tava achando algo explicando como fazer DDD:
    Eu estou pensando em usar o óleo de semente de uva e o azeite de oliva, porém queria saber se o Mel também serve para U? Vc sabe? ... E se eu fizer overnight teria problemas se no dia seguinte eu fosse pra rua com o produto no cabelo? Pq saio cedo durante a semana e não daria tempo de lavar :/ ... Mas fico com medo que sofra com o tempo e acabe piorando ao invés de melhorar a situação :x
    Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mel serve como U também, e acho que é o melhor para porosidade.
      Agora, sair no outro dia com o óleo na cabeça não acho que seja uma boa, por causa do sol... Pode dar uma "fritada" no cabelo sabe? Então tenta lavar de manhã mulher ;) Vai ficar "óteeeemo"...
      Vou ver se compro o mel também, e faço um post mostrando o resultado para vocês...
      Beijos :*

      Excluir
  14. Olá? Adorei seu blog, adorei suas dicas! Obrigada...
    Estou te seguindo!
    Me segue também...
    Meu blog http://fika-bonita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do meu blog... *-*
      Estou indo lá no seu linda, beijo :*

      Excluir
  15. amei as dicas ..nunca tinha ouvido falar disso..vou fazer urgente com azeite de oliva!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Taylane! Amei seu blog! Em relação ao post, eu amo fazer umectação em meus cabelos ressecados. Costumo usar o óleo de coco, o de amêndoas e o azeite. Nunca usei o de rícino, vou tomar coragem pra comprar. Porque o pessoal diz que é fedido...rsrsrsr!
    Bjo.

    http://aventuradoscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Muito boas as dicas... Na verdade quando criança, minha passava óleo de rícino em meu cabelo. Conhecíamos como de mamona mesmo...Eu odiava por conta cheiro q não é muito agradável... Muito bom saber q é ótimo....

    ResponderExcluir
  18. Fiz a umectação e a unica coisa que deixou meu cabelo foi pesado. Com aspecto sujo por mais que eu lavasse. Se duvidar lavei até com xampoo anti residuos e não resolveu o problema. Além do mais deixou meu cabelo onde já estava hidratado AINDA mais hidratado e onde realmente precisava de algo,uma merda o.o Tipo continuou as malditas pontas espigadas que não adianta. Não consigo fazer com que desapareçam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi lirt, td bem? procure passar o óleo somente nas pontas então. no máximo no meio do cabelo para as pontas e deixe agir por no máximo 3 horas. lave o cabelo com shampoo normal ao invés de anti-resíduos. depois disso faça uma nutrição (sem ir mto pra raiz novamente) e só depois da nutrição, feche as cutículas do cabelo com o condicionador pois assim ele vai segurar toda a nutrição no interior do fio!! tente fazer isso e depois conte pra nós aí!! abrçs. ;)

      Excluir
  19. Li esse post com o óleo na cabeça, hahaha!

    ResponderExcluir
  20. eu simplesmente adoro fazer umectação. procuro fazer 1 vez por semana ou no máximo 15 dias. gosto de usar o azeite de oliva extra virgem!! pra quem sofre com pontas ressecadas é divino. pra cabelos crespos/cacheados/afros faz maravilhas!! deixa os cachinhos perfeitos!! depois tb gosto de fazer uma nutrição. prefiro fazer com ele seco e usando o overnight!! ;)

    ResponderExcluir
  21. Após fazer a umectação e lavar o cabelo eu posso escovar e passar a chapinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Algumas pessoas não recomendam que use calor depois disso.
      Mas eu não vejo problema caso você lave BEM o cabelo e use um protetor térmico.
      Caso você deixe um pouco de óleo no cabelo ele pode fritar, e aí que mora o problema....
      Caso você não deixe nenhum resto de óleo no cabelo, você pode escovar e passar a chapinha sim...

      Excluir
  22. Para esperar agir, precisa se usar touca térmica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tá falando de touca térmica elétrica?
      Se sim, eu não recomendo o uso dela em situação nenhuma, porque com o passar do tempo vai ressecar o teu cabelo.
      Touca de alúminio eu não recomendo também não, pra não correr o risco de esquentar muitos fios, porque como tu vais estar colocando o óleo puro no teu cabelo, calor demais poderia fazer mal ao fio.
      Se quiser usar uma touca, usa uma de plástico, daquelas fininhas, já é mais que o suficiente.
      Beijos linda :*

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images