Umectação Capilar
11:33 Olá pessoas \o/ Tudo bem com vocês? Bem, o post de hoje é sobre um grande aliado da saúde dos nossos cabelos: A Umectação Capilar. Mas afinal, o que é umectação?
Umectação é quando você banha os seus fios com óleos, e deixa agir nos fios, a fim de que absorvam os benefícios que os óleos trazem a eles.
É muito importante ressaltar que os óleos que devem ser usados na Umectação são APENAS os óleos vegetais. Nada de óleos minerais, ou óleos vegetais que sejam misturados com óleos minerais/silicones/petrolatos/parafina (para saber mais sobre óleos minerais/parafinas/petrolatos, clique aqui) . Não comprem aqueles que são direcionados para cabelos, eles mão são puros (pelo menos, nunca vi um).
Tem que ser o óleo 100% puro gente. E nem é difícil de achar. Tem alguns que realmente só se acham em lojas de produtos naturais, mas tem outros que são facílimos de encontrar, em qualquer farmácia você acha, como o óleo de rícino e o de girassol, por exemplo, ou o azeite de oliva extra virgem que se encontra em qualquer supermercado.
O legal, é que cada óleo traz benefícios tanto que diferem uns dos outros, quanto uns que se assemelham, então é legal que vocês vejam os benefícios que cada óleo traz (mais abaixo vou falar sobre isso) e usem ao seu favor! Agora, uma coisa que todos os óleos vegetais nos ajudam, é com a POROSIDADE. Então, a umectação é ótima para quem quer prevenir a porosidade ou quem já está com o cabelo poroso.
"Mas Tay, como que funciona? Passar óleo no cabelo deve deixar ele ensebado!" Podem ficar tranquilos porque não, não vai ficar "ensebado" se vocês fizerem da maneira correta. :)
No geral, você deve passar o óleo nos cabelos, limpos ou sujos (tem gente que fala que é melhor usar com ele limpo e molhado, ou sujo e seco, mas eu prefiro passar nos cabelos limpos e secos, para absorver melhor os benefícios dos óleos, mas aí, vocês tem que ver de que maneira se adequa aos seus cabelos). Depois é só lavar e finalizar com a máscara, de sua preferência (eu prefiro usar uma nutritiva). É importante deixar por no mínimo 3 horas. Tem pessoas que fazem o overnight, ou seja, dormem com o óleo no cabelo e só lavam no outro dia. Mas aí depende da sua disponibilidade, da sua preferência, enfim, cada um faz do seu modo. Eu geralmente deixo por umas 5 horas no cabelo.
Quanto a passar na raíz ou não, eu indico que usem o óleo de rícino, pois ele é ótimo para regular a oleosidade do couro cabeludo, logo, se o seu cabelo é oleoso ou seco, ele vai dar uma regulada nisso aí. Quanto aos outros, se a sua oleosidade é normal/alta, não usem no couro cabeludo, porque podem ficar oleosos mais rápidos, pesar muito, enfim.
Agora, que tal conhecermos alguns óleos que podemos usar na umectação e seus benefícios? Vamos lá?
Óleo de Rícino (mamona): Controla a oleosidade do couro cabeludo, e estimuda o crescimento dos cabelos, além de doar força. É um óleo muito forte, então tem que ter cautela ao usar. A consistência é meio ruim para espalhar nos fios e sua absorção não é tão fácil.
Óleo de Coco: Amacia, nutre e doa brilho aos fios. Penetra facilmente nos fios, sendo fácil a absorção dos nutrientes.
Azeite de Oliva Extra Virgem: Doa maciez, brilho e hidratação aos nossos fios. É ótimo para cabelos ressecados. É de fácil aplicação e absorção nos fios.
São esses que eu conheço as propriedades gente. Mas tem muitos outros, como o óleo de semente de uva, o óleo de abacate, o óleo de argan...
Quanto à ultima opção que mostrei para umectar os cabelos é usar o Azeite de Oliva. SIM, aquele de cozinha HAHAHAHA. Mas ATENÇÃO gente, tem que ser o EXTRA-VIRGEM tá? Não inventem de se empolgar e usar o primeiro azeite que virem pela frente kkkkk.
Agora, a frequência que se deve fazer a Umectação depende de diversos fatores como por exemplo, os danos que o seu cabelo apresenta, o tipo do seu cabelo (se ele é liso, cacheado, etc) entre outras coisas. Então vocês tem que ver a quantidade de vezes que o seu cabelo vai precisar. Se você estiver dando pouca Umectação, e o cabelo fica feinho/poroso rápido, façam mais Umectação. Ou se você está dando demais e seu cabelo está ficando feinho também, faça menos umectações.
Outra coisa que vocês tem que fazer, é testar os óleos. Não se prendam só à um óleo, e nem crie preconceito com um óleo que você testou uma vez e não deu certo. Porque as vezes, o óleo que não deu certo tinha propriedades que o seu cabelo não precisava, mas agora precisa, e o óleo que era seu queridinho depois de um tempo pode acabar não ficando mais legal, porque o seu cabelo não está mais precisando do que ele oferece. Então, testem os óleos, e variem um pouco. Não estou falando para fazer estoque de óleo em casa kkkkk Estou falando apenas para variar, sempre que sentir que o óleo que você amava não está mais dando certo.
Semana que vem, vou fazer de novo umectação com o azeite de oliva, e mostro para vocês o resultado COM FOTOS. Sim, com fotos gente eeeeeeeee \o/ Comemoremos. kkkkk Vocês vão ver como é divino o resultado gente, sério, me aguardem haha.
Então é isso pessoas lindas, espero que tenham aprendido bastante nesse post e que usem esse método. Seus cabelos vão adorar, e te agradecer da forma que nós A-MA-MOS: Ficando lindos e saudáveis kkkkk. Mas e aí? Vocês usam ou vão usar esse método? Podem ficar à vontade para postar suas experiências ou dúvidas aí nos comentários. Amarei ler todos. Ah, e postem o link do seu blog no seu comentário para eu conhecê-lo também. Beijos e até o próximo post!
43 comentários
Oi, aaodrei o post !!
ResponderExcluirqual shampoo você usa quando faz a umectação ?
bjinhoss
Que bom que gostou Flor *-*
ExcluirBom, tanto na primeira quanto na segunda lavagem eu uso o shampoo da Head&Shoulders Anti coceira. Porque ele limpa direitinho mas não resseca o meu cabelo.;)
E misturar os óleos para umectação é bom? amei seu post!!
ExcluirNão sabia que azeite de oliva extra virgem era bom pra cabelos ressecados O.O
ResponderExcluirindo pro supermercado shuahsa!
Otimo post Tay :3
http://trechy-girls.blogspot.com.br/
Não é só bom, é ÓTIMO haha
ExcluirSério, pode ir na fé, é bom demais. Essa semana ainda faço o post da Umectação com Azeite Extra Virgem, e posto o resultado pra você ver. Azeite é muito amor ♥
pooisé..gostei de saber q muitos gostam do azeite.. ja corri ali na cozinha para verificar.. e ja vou usar hoje mesmo.. sem percas de tempo.. hehehe
ExcluirAdorei as dicas! também não sabia que azeite de oliva era bom pra cabelos ressecado, mas meus cabelos são bem oleosos :(
ResponderExcluirÉ bom mesmo para cabelos ressecados... O meu é bem oleoso também na raiz, tenho que lavar dia sim dia não. Mas como o meu cabelo é descolorido, as pontas ficam ressecadas fácil. Aí fica aquela coisa, raiz linda, e pontas ressecadas. Quando tá assim, faço a umectação com o azeite e fica PER-FEI-TO, daquele jeito que as pessoas olham e perguntam MAS O QUE VOCÊ USOU? haha.
ExcluirQue bom que gostou das dicas *-*
Adooorei as dias!*
ResponderExcluirTe seguindo.
Miil beijos e sucesso*
http://gabriellanayra.blogspot.com.br/
Que bom que gostou flor...
ExcluirBeijos :* Sucesso pra você também ;)
Olá Taylane, eu não conhecia essa expressão Umectação Capilar. Gostei muito do seu post e vou esperar você postar as fotos. Eu tenho azeite de oliva extra virgem, mas confesso que estou com medo de usar.
ResponderExcluirVou aguardar suas novas postagens. Bjs
http://ensino24horas.blogspot.com.br
Umectação Capilar é tão antiga mas tãão eficiente haha.
ExcluirÉ da época das nossas mamães...
O termo usado era Banho de Óleo, mas nem se usa mais.
Que bom que gostou *-* Pode deixar que ainda essa semana eu posto sobre a umectação com azeite para você ver a diferença que faz nos cabelos. ;)
Beijos linda :*
Oii eu adoreei o post, não sabiaa sobre a umectação ^^
ResponderExcluiradorei seu blog
beijo beijo
http://www.delicadezas.com.br/
Que bom que gostou flor ;)
ExcluirBeijos :*
Eu ja tinha usado o Óleo de Rícino no meu cabelo,mais os outros são novidades pra mim, vou tentar kkkk
ResponderExcluirSeguindo.
Beijos
http://raquelmake-up.blogspot.com.br/
Haha, pode testar... O meu cabelo amava Rícino, mas agora ele não tá mais precisando do que ele oferece... Agora o Azeite, meu cabelo tá se derretendo de amores por ele kkkkk
ExcluirBeijos Linda :*
Tay, nunca fiz umectação. Acho tãaao estranho me imaginar passando Óleo de rícino no cabelo kkk
ResponderExcluirBeijos e obrigada pela visita lá no meu blog!
Também achava, mas teve uma época que o meu cabelo era DOIDO pelo óleo de rícino haha ♥
ExcluirBeijos flor :*
Nossa !! Que legal não sabia de quase nada, (sou muito desinformada rs). Parabéns pelas Dicas :))
ResponderExcluirEstou lhe seguindo , poderia me seguir também ?
Beijos
http://fashionlookdesign.blogspot.com.br/
Obrigada flor haha
ExcluirTe segui também Beijos :*
Eu também não sabia de quase nada!! hahah Mas adorei as dicas *-*
ResponderExcluirAmei seu blog! Beijos linda, sucesso.
http://www.kaoliveira.com/
Que bom que gostou linda haha
ExcluirBeijos e Sucesso pra você também haha :*
Adorei a dica já que meu cabelo está emborrachado vou testar
ResponderExcluirBjs
Olha, pra cabelo emborrachado com certeza não indico, pois Óleos e Manteigas é para cabelos porosos, e para dar elasticidade (etapa nutrição do cronograma capilar). Para cabelos emborrachados, antes da nutrição ele precisa de força (etapa reconstrução do cronograma capilar). Para entender melhor, olha esse post e você vai entender do que o seu cabelo precisa. http://masquecabelolindo.blogspot.com.br/2013/04/o-cronograma-capilar-quem-nao-quer-ter_19.html
ExcluirOoi! Ja tinha feito umectação com o azeite extra virgem e nem sabia que dava pra ser com outros tipos kkk Meu cabelo tava precisaaaaaaaando demais! Azul, ja viu ne kkkkk Obrigada pelas dicas :D
ResponderExcluirSei como é... haha
ExcluirFico feliz que gostou das dicas \o/
Beijos :*
Amei o post Taylane, parabéns :DD
ResponderExcluireu tava desesperada atrás de infos sobre Umectação pq sempre vejo as coloridas falando e tals mas nao tava achando algo explicando como fazer DDD:
Eu estou pensando em usar o óleo de semente de uva e o azeite de oliva, porém queria saber se o Mel também serve para U? Vc sabe? ... E se eu fizer overnight teria problemas se no dia seguinte eu fosse pra rua com o produto no cabelo? Pq saio cedo durante a semana e não daria tempo de lavar :/ ... Mas fico com medo que sofra com o tempo e acabe piorando ao invés de melhorar a situação :x
Qual sua opinião?
O Mel serve como U também, e acho que é o melhor para porosidade.
ExcluirAgora, sair no outro dia com o óleo na cabeça não acho que seja uma boa, por causa do sol... Pode dar uma "fritada" no cabelo sabe? Então tenta lavar de manhã mulher ;) Vai ficar "óteeeemo"...
Vou ver se compro o mel também, e faço um post mostrando o resultado para vocês...
Beijos :*
Olá? Adorei seu blog, adorei suas dicas! Obrigada...
ResponderExcluirEstou te seguindo!
Me segue também...
Meu blog http://fika-bonita.blogspot.com.br/
Que bom que gostou do meu blog... *-*
ExcluirEstou indo lá no seu linda, beijo :*
amei as dicas ..nunca tinha ouvido falar disso..vou fazer urgente com azeite de oliva!!!
ResponderExcluirFaça mesmo, você vai ver como é perfeito haha
ExcluirBeijos :*
Oi Taylane! Amei seu blog! Em relação ao post, eu amo fazer umectação em meus cabelos ressecados. Costumo usar o óleo de coco, o de amêndoas e o azeite. Nunca usei o de rícino, vou tomar coragem pra comprar. Porque o pessoal diz que é fedido...rsrsrsr!
ResponderExcluirBjo.
http://aventuradoscabelos.blogspot.com.br/
Muito boas as dicas... Na verdade quando criança, minha passava óleo de rícino em meu cabelo. Conhecíamos como de mamona mesmo...Eu odiava por conta cheiro q não é muito agradável... Muito bom saber q é ótimo....
ResponderExcluirFiz a umectação e a unica coisa que deixou meu cabelo foi pesado. Com aspecto sujo por mais que eu lavasse. Se duvidar lavei até com xampoo anti residuos e não resolveu o problema. Além do mais deixou meu cabelo onde já estava hidratado AINDA mais hidratado e onde realmente precisava de algo,uma merda o.o Tipo continuou as malditas pontas espigadas que não adianta. Não consigo fazer com que desapareçam
ResponderExcluiroi lirt, td bem? procure passar o óleo somente nas pontas então. no máximo no meio do cabelo para as pontas e deixe agir por no máximo 3 horas. lave o cabelo com shampoo normal ao invés de anti-resíduos. depois disso faça uma nutrição (sem ir mto pra raiz novamente) e só depois da nutrição, feche as cutículas do cabelo com o condicionador pois assim ele vai segurar toda a nutrição no interior do fio!! tente fazer isso e depois conte pra nós aí!! abrçs. ;)
ExcluirLi esse post com o óleo na cabeça, hahaha!
ResponderExcluireu simplesmente adoro fazer umectação. procuro fazer 1 vez por semana ou no máximo 15 dias. gosto de usar o azeite de oliva extra virgem!! pra quem sofre com pontas ressecadas é divino. pra cabelos crespos/cacheados/afros faz maravilhas!! deixa os cachinhos perfeitos!! depois tb gosto de fazer uma nutrição. prefiro fazer com ele seco e usando o overnight!! ;)
ResponderExcluirApós fazer a umectação e lavar o cabelo eu posso escovar e passar a chapinha?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAlgumas pessoas não recomendam que use calor depois disso.
ExcluirMas eu não vejo problema caso você lave BEM o cabelo e use um protetor térmico.
Caso você deixe um pouco de óleo no cabelo ele pode fritar, e aí que mora o problema....
Caso você não deixe nenhum resto de óleo no cabelo, você pode escovar e passar a chapinha sim...
Para esperar agir, precisa se usar touca térmica ?
ResponderExcluirVocê tá falando de touca térmica elétrica?
ExcluirSe sim, eu não recomendo o uso dela em situação nenhuma, porque com o passar do tempo vai ressecar o teu cabelo.
Touca de alúminio eu não recomendo também não, pra não correr o risco de esquentar muitos fios, porque como tu vais estar colocando o óleo puro no teu cabelo, calor demais poderia fazer mal ao fio.
Se quiser usar uma touca, usa uma de plástico, daquelas fininhas, já é mais que o suficiente.
Beijos linda :*