Universo quase Particular

Óleos Minerais/Parafina/Petrolato: Mas por quê tão polêmicos?

16:48



Gente, o post de hoje é sobre as substâncias que são na maioria das vezes taxadas como  vilãs para os nossos cabelos: A parafina, o óleo mineral e o petrolato.  Porque será que eles têm toda essa má fama?
Bom gente, esses componentes são usados pela indústria cosmética pela sua propriedade emoliente, que deixa os cabelos na maioria das vezes gostosos de pegar e bonitos. A questão é que eles se acumulam nos fios, e não tem nenhum valor hidratante/nutritivo/reconstrutor para os nossos cabelos. E quando acumulados, eles criam "uma barreira" vamos dizer assim, não permitindo que os componentes que realmente tratam os nossos fios sejam absorvidos. Nem preciso dizer que à longo prazo isso vai ser prejudicial não é? Com o passar do tempo os cabelos vão ficar ressecados, sem vida e fracos.


Então é por isso que eles são taxados como vilões. Para mim, são ingredientes que devem ser evitados, mas que se usar uma vez ou outra não quer dizer que faça aquele mal extremo. Para mim, o problema é o uso constante. Mas mesmo assim evito o máximo possível.
"Mas Tay, se não faz bem para os nossos cabelos, porque eles colocam esses componentes nos produtos?" Eu vos digo: Porque são ingredientes BARATOS. Aí você usa, o cabelo fica bonito, você ACHA que o cabelo está bem tratado, e gosta do produto. Mas o cabelo não vai estar saudável, aí está o grande problema. O seu cabelo vai estar "maqueado", e as empresas estarão lucrando com isso. Triste realidade.
Mas assim, não generalizem, tem produtos que tem uma composição riquíssima em nutrientes e são ótimos para os nossos cabelos, mas tem esses ingredientes na fórmula. Isso ocorre porque a concentração desses ingredientes é baixa, e a concentração dos ingredientes que tratam realmente é alta. O problema mesmo, são os produtos que estão intupidos com tais ingredientes, e os ingredientes que realmente tratam estão em concentração baixa. Por isso, é importante não ser preconceituoso (a) com os produtos que contém esses ingredientes.
Então é isso gente, espero que fique bem claro que não estou mandando vocês concordarem comigo, e pararem de usar os produtos que tenham esses componentes. Eu só estou mostrando o mal que podem acabar trazendo aos nossos amados cabelos quando estão acumulados.
Espero que o post de hoje tenha sido útil e que vocês tenham gostado. Qualquer dúvida ou coisa que queiram falar, é só vir nos comentários, podem ter certeza que lerei todos. E não esqueçam de postar o link do seu blog no seu comentário, para eu conhece-lo também! Beijos e até o proximo post (:

You Might Also Like

12 comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não uso! Minha mãe sempre diz que danifica o cabelo, e é verdade. Não vale a pena ter cabelos bonitos hoje e amanhã estarem danificados!
    Gostei do post e estou seguindo, flor!
    beijos
    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danifica meeeeesmo quando está em excesso.
      Que bom que gostou do post ♥
      Beijos :*

      Excluir
  3. da próxima vez vou olhar nos ingredientes dos meus cremes se estou evitando estes componentes.
    ótimo post

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli

    ResponderExcluir
  4. Assim que eu tiver tempo, eu respondo ao selinho viu linda? :*

    ResponderExcluir
  5. Já usou reparador da marca Lacan? Eu comprei, mas será que vai ter esse efeito danoso ?:(
    Gosteii do seu blog, to seguindo. Dá uma forcinha para o meu blog ? Bjão! http://segredinhosdasmeninas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparador que você fala é reparador de pontas ou creme de tratamento reparador?

      Excluir
  6. Tay, é difícil achar produtos livre desses ingredientes ?? Eles são mais caros ??
    Vou começar meu cronograma capilar e percebi que tds meus cremes dá fase de hidratação tem esse componente. Agora não sei em qual creme investir.
    Tem alguma dica ?? bjks
    Obs: estou amando seu blog *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é difícil achar, é só prestar atenção na composição...
      O preço deles não é influenciado por causa da falta desses componentes... Um exemplo? As hidratações da Surya Brasil.
      Como você quer uma pra faze de hidratação, compra a máscara Surya Morango e Buriti.
      Que bom que está gostando do blog linda *-*
      Beijos :*

      Excluir
    2. adoreeeeei!!!!
      Se possível, faz uma listinha de alguns sem esses venenos para nós!
      Beijo!��
      Pri Lacerda

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images