Universo quase Particular

A importância do pH correto no nosso cabelo.

14:16


Olá pessoas. Bom, o post de hoje é muito importante. É sobre o pH dos cabelos. Porque será que é tão importante ter ele regulado?
Acho que quase todo mundo já ouviu falar de ph na vida, pois isso é estudado em Química. Mas vamos à definição:

 " pH é uma sigla para Potencial Hidrogeniônico, que é uma escala que mede o quão Ácido, Neutro ou Alcalino é uma substância. Essa escala vai de 0 à 14. 0 é o máximo de acidez, 7 é neutro e 14 é o máximo de alcalinidade (que vocês devem conhecer mais como bases, foi assim que eu aprendi rs.) Ou seja, de 0 à 6.9 é acido, 7.0 é neutro sem nenhuma variação e de 7.1 à 14 é alcalino/básico."

Tá, mas o que isso tem a ver com os nossos cabelos? Bom, tanto o nosso cabelo quanto quase todas as coisas (se não me engano, não se determina pH de óleos) tem pH. O nível ideal do pH no nosso cabelo é entre 4.5 à 5.8, ou seja, ácido.

O que acontece é que quando nos submetemos à químicas, como a descoloração por exemplo, os nossos cabelos ficam com o pH alcalino, o que faz nossas cutículas abrirem. Isso prejudica muito os nossos fios, deixando-os porosos. Assim, ele não retém os nutrientes necessários.
Já o pH ácido fecham as nossas cutículas, fazendo com que ele guarde melhor os nutrientes, fazendo um tratamento ou uma tintura durar por mais tempo.

Eu coloquei esse desenho porque as fotos microscópicas me dão muita agonia de olhar. Se quiserem ver fotos mesmo, pesquisem no google, que tem várias. Eu não consigo olhar rs.

Para sabermos como está o pH do nosso cabelo, devemos somar o pH do cabelo com o do produto que utilizamos e dividir por 2. Por exemplo, se você tem o cabelo normal, que está com o ph 5 (ainda é considerado um pH normal), e usa um shampoo com pH 7, você soma 5 + 7 = 12. Agora divide por 2 dá 6. Então 6 vai ser o resultado do pH do seu cabelo após o shampoo. Mas aí você vai usar um condicionador de pH 4 após o shampoo. Daí você soma o pH que o seu cabelo ficou após o uso do shampoo (6) e soma com o pH do condicionador (4). 6 +4 = 10. Dividindo por 2 dá 5.
Daí o seu cabelo vai continuar saudável! Deixa eu simplificar a conta aqui em baixo rs.

shampoo pH 7 + cabelo normal pH 5 = 12
divide por 2 = pH 6
Condicionador ph 4 + cabelo após o shampoo 6 = 10
divide por 2 = pH 5

Agora, uma pessoa que descolore o cabelo fica o ph dele na faixa dos 10. Ou seja, alcalino. Se for usar os produtos com o mesmo ph da pessoa com os cabelos normais (a que citei acima) vamos ver como fica o ph?

shampoo pH 7 + cabelo após a descoloração pH 10 = 17
divide por 2 = pH 8.5
Condicionador ph 4 + cabelo após o shampoo 8.5 =12.5
divide por 2 = pH 6.25
Logo o cabelo NÃO vai estar saudável.

Aí você pensa: "Ah, mas nem faz muita diferença, só 1.25 de diferença" Mas te digo, FAZ MUITA DIFERENÇA SIM. E sabe porque amores? Porque a escala de pH, aumenta 10 vezes para poder chegar no próximo.

Por exemplo, o pH 6 é 10 vezes maior do que o pH 5, o 5 é 10 vezes maior do que o pH 4, e por aí vai... Logo a diferença é bem grande.

Então, sempre antes de escolher produtos, procurem saber sobre o pH deles gente. Ele é importantíssimo para a saúde e beleza dos nossos fios. Espero que vocês tenham aprendido bastante no post, e que tenham gostado. Qualquer dúvida, sugestão, comentário, passa nos comentários

Beijos e até o próximo post.





You Might Also Like

25 comentários

  1. adorei o post!!! bjs da ligia do blog da Galeguinha :-

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post! É importante cuidar da saude dos cabelos assim como a saude do corpo!! Obrigada pelas dicas!!!bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ><
      Também acho muito importante... O cabelo quando tá bonito e saudável sempre dá um up na gente não é? haha
      Beijos linda.

      Excluir
  3. Amei o post, achei super esclarecedor...
    Dicas para cuidar bem dos cabelos nunca são demais! :)

    Mil beijos linda ♥
    http://mireialuiza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adooooooro cuidar dos cabelos haha
      Aumenta a auto-estima ;)
      Mil beijos para você também flor :*

      Excluir
  4. Acho seu cabelo lindo! *-*
    Indiquei seu blog na tag do selo, dá uma olhadinha lá pra responder? (:
    http://thesweetglamour.blogspot.com.br/2013/06/respondendo-tag-selo-liebster.html
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dou sim, e assim que der tempo eu respondo amora.
      Porque já fui indicada para 3 selos contando com esse seu...
      Beijos :*
      E obrigada pelo elogio, eu amo o meu cabelo *-* kkk

      Excluir
  5. Gente eu nem sabia que tinha ph para cada tipo de cabelo! Adorei muito do seu post!!! Percebi que seu blog tem dicas bem válidas!!! Parabéns!!!

    Já estou te seguindo no blog e na fanpage.
    Beijinhos Michellen!!!
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    http://comente-se.blogspot.com.br/
    Espero você no meu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do meu post e achou que o meu blog tem dicas válidas ^^
      Beijos flor :*

      Excluir
  6. Seguindoo! ;)
    http://naanyfernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, eu não sabia o que era ph e sempre ouvia falar hahah
    Seguindo aqui, retribui? Beijos
    http://pausaproretoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Flor, eu respondo o selinho assim que der, pois já tenho 3 para responder... Obrigada por me indicar... Beijos linda :*

    ResponderExcluir
  9. Que post interessante...Adorei!! Por acaso nunca liguei muito a essa história do pH, mas a partir de hoje vou verificar isso ;)

    *kiss kiss*

    http://dearlipstickblog.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ligo muito para o Ph, pois quando as cutículas estão muito abertas já viu o estrago né? UAHUAHUAH
      Beijos linda :*

      Excluir
  10. Super informativo esse post, não tinha esse conhecimento ainda

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O PH é responsavel em ajudar ou prejudicar o seu cabelo, então posts assim colaboram muito com quem gosta de cuidar dos fios.

    Bjsss

    http://inlovecabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade haha
      Que bom que achou que é de muita ajuda o meu post...
      ^.^
      Beijos :*

      Excluir
  12. Poxa, eu nunca prestei muita atenção nisso, mas vi que é realmente importante prestar, pra manter os cabelos lindos também, adorei o blog e teu cabelão roxo *-* parabéns, seguindo ja!
    Beijos

    http://house-b.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou flor *---*
      haha, Obrigada pelo elogio, amooooo o meu cabelo, meu roxinho é meu xodó haha
      Beijos linda :*

      Excluir
  13. Olá Taylane, estou entrando no ramo de distribuição de produtos para salão e quero me preparar bem para poder apresentar bem os produtos para meus futuros clientes. Seu post me esclareceu muito bem sobre a importância do pH.

    E aproveitando que você pediu o link... http://www.receitamarketing.com/p/cygnus-cosmeticos.html
    esta é a empresa que estou trabalhando e caso tenha alguma opinião pode postar à direita do site e aproveite para dar uma curtida.

    Agradecido Taylane, tanto pelo post, que me ajudou muito, quanto seu comentário que creio que fará.

    Abraçoss e até mas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o meu post te ajudou, de verdade...
      Nesse ramo é muito importante estar bem informado, para passar confiança ao cliente.

      Não consegui entender muito bem a proposta do seu site...
      Mas enfim, te desejo sucesso ;)
      Beijos :*

      Excluir
  14. Ha Taylane, esqueci de indicar também... Você pode fazer um cadastro em um outro site para almentar as visitas do seu blog, o cadastro é gratuito totalmente. É só clicar no banner do TROPA GOLD que está na parte inferior do site que lhe indiquei acima, e fazer o cadastro.

    Valeu Taylane. abraçoss e até mas.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images