Universo quase Particular

O Cronograma Capilar

11:15


    Quem não quer ter um cabelo bonito e saudável não é verdade?
Mas muitas pessoas não param para pensar que para ter um cabelo bonito e saudável, é necessário fazer o cronograma capilar, e claro, escolher os produtos certos.

    Mas enfim, porque é necessário usar o cronograma e porque ele faz tão bem para os nossos cabelos?
É isso que eu vou explicar nesse post ;)

    O Cronograma Capilar é um cronograma (avá) que consiste em organizar os tratamentos que você coloca no cabelo, vamos dizer assim. O porque disso? Porque quando não fazemos isso, o nosso cabelo acaba ficando saturado de alguma etapa. Por exemplo: Você não faz o cronograma, e vive usando um produto que reconstrói o cabelo. No início ele vai deixar o seu cabelo mais forte, mas depois o seu cabelo vai ficar rígido (duro), levando à quebra. Isso porque faltaram os produtos nutritivos e hidratantes. Enfim, o que eu quero dizer é que um tratamento ajuda o outro, então se você usar só um tipo de tratamento (seja ele nutritivo, hidratante ou reconstrutor) o seu cabelo não ficará saudável.

     Vou explicar para quê serve cada tratamento para vocês conseguirem entender melhor o cronograma.
Mas antes de explicar, vou falar uma coisa que vocês tem que pegar o costume de fazer: LER O RÓTULO. Isso mesmo, ler o rótulo! Pois alguns produtos dizem ser uma coisa que não é. Por exemplo, tem produtos que se dizem recontrutores, nutritivos ou hidratantes, mas não são isso na verdade. Então, leiam os componentes para poder saber em qual etapa o produto vai entrar.

     E ainda tem mais uma coisa, é uma frase que as as pessoas dos grupos do facebook que eu participo sempre falam: "CADA CABELO, UMA SENTENÇA". Pois cada cabelo está com um dano diferente, então uma máscara que serve como nutritiva para mim (a nutrição celular da acquaflora) pode servir como reconstrutora para alguém que tenha menos danos que eu no cabelo (eu tenho os cabelos descoloridos). Então depende de cabelo para cabelo.

    E finalmente, vamos à explicação dos tratamentos:

    Hidratação: É a reposição hídrica dos fios, ou seja, de água. Os cabelos ficam ressecados quando não estão hidratados. Ingredientes hidratantes: Glicerina, Extratos:(Ex: Melissa Officialis Extract, Rosemarinus Officinalis Leaf Extract, Aloe Barbadensis Extract, Mahinot Utilissima Extract, entre outros, é o nome do (a) "fruto, fruta ou erva" acompanhada por "extract") Sacarose ou Derivados do Açúcar: (Saccharum Officinarum Extract/ Suggar Cane Extract), Panthenol, Alcoóls modificados, e etc.

    Nutrição: É a reposição Lipídica dos fios. Os cabelos porosos, com muito frizz, ou muito rígidos não estão nutridos. Ingredientes nutritivos: Manteigas e óleos VEGETAIS OU ANIMAIS. Exemplos e óleos e Manteigas: Theobroma Cacao Butter (manteiga de cacau) Marrow Oil (óleo de tutano), Spinosa Argania Oil (óleo de argan), entre outros. Enfim, vai estar escrito o extrato acompanhado de oil ou butter. (OBS: existem componentes como o mineral oil por exemplo, que é óleo MINERAL e deve ser evitado. Mas isso é assunto para outro post, não vamos perder o foco).

    Reconstrução: É a resposição protéica dos fios. Dá força aos fios. Então os cabelos fracos, elásticos, fracos e quebradiços precisam muito da reconstrução. Ingredientes reconstrutores: Queratina (Hydrolyzed Keratin), Creatina (Creatine), Colágeno (Hydrolyzed Collagen), Glicina (Glycine), Serina (Serine), Cisteína (Cysteíne) e etc.

    Bom, agora que você já sabe quais os ingredientes e qual a função de cada um deles, é hora de você montar o seu cronograma. O meu é assim:

1ª semana: H, 1 dia sem lavar, H, 2 dias sem lavar, N, 1 dia sem lavar
2ª semana: H, 1 dia sem lavar, N, 2 dias sem lavar, R, 1 dia sem lavar
3ª semana: H, 1 dia sem lavar, N, 2 dias sem lavar, N, 1 dia sem lavar
4ª semana: H, 1 dia sem lavar, N, 2 dias sem lavar, R, 1 dia sem lavar

    Aí depois eu volto ao processo da primeira semana, e fico repetindo.

    Na maioria das vezes, pode reparar que eu passo apenas 1 dia sem lavar, porque o meu cabelo é oleoso. Mas se você não tem os fios oleosos, você pode passar 2 dias sem lavar todas as vezes, o importante é você personalizar de acordo com o seu cabelo ;) Por exemplo, no meu cabelo o cronograma desse jeito serve direitinho, mas no seu por exemplo, pode não ter a quantidade certa de alguma etapa no seu cabelo.  Você tem que dar ao seus cabelos o que você precisa!
Então é isso, espero que tenha dado para entender direitinho. Qualquer dúvida podem vir nos comentários.

You Might Also Like

3 comentários

  1. adoreii seu post
    :)
    tenho uma dúvida. Comprei a mascara Novex bionutricao intensiva com oleo de abacate. Acredito que seja de N mesmo, mas ela tb tem extratos de flores...serve para hidratação tb?
    como diferencio? pela qtd? tipo tem maais oleo eh N, tem mais extrato eh H.
    Obrigaada
    Beiijos

    ResponderExcluir
  2. Bom, de início se vê assim como você falou mesmo flor. Mas é muito importante também saber a concentração dos ativos. Por exemplo, uma máscara que tem muitos ativos N, mas que tem os ativos H em mais concentração, é H.
    As máscaras de alguns lugares fora do Brasil, usam o método de, na listagem dos componentes, colocarem os que estão em mais concentração primeiro, e os que tem menos por último.
    Infelizmente no Brasil não tem essa regra, então fica mais difícil para nós não é? rs.
    Daí o que nos resta fazer, é ver o que as pessoas que usaram sentiram nos fios, se sentiram que foi uma H ou N, e depois testar... Se o seu cabelo ficar leve e macio com ela, é H. Se ficar mais pesado, sedoso e com mais brilho, ela é uma N.

    Espero que tenha dado para entender direitinho. Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Olá! td bem? Vou começar a fazer o cronograma! Estou em fase de ransição de cabelos relaxados para os meus cachinhos naturais.. estou adorando conhecer mais sobre cuidados dos cabelos e Amei encontrar seu blog :D. Te seguindo.. beijos

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images