Universo quase Particular

Umectação Capilar

Olá pessoas \o/ Tudo bem com vocês? Bem, o post de hoje é sobre um grande aliado da saúde dos nossos cabelos: A Umectação Capilar. Mas afinal, o que é umectação?

Umectação é quando você banha os seus fios com óleos, e deixa agir nos fios, a fim de que absorvam os benefícios que os óleos trazem a eles.

É muito importante ressaltar que os óleos que devem ser usados na Umectação são APENAS os óleos vegetais. Nada de óleos minerais, ou óleos vegetais que sejam misturados com óleos minerais/silicones/petrolatos/parafina (para saber mais sobre óleos minerais/parafinas/petrolatos, clique aqui) . Não comprem aqueles que são direcionados para cabelos, eles mão são puros (pelo menos, nunca vi um).

  Tem que ser o óleo 100% puro gente. E nem é difícil de achar. Tem alguns que realmente só se acham em lojas de produtos naturais, mas tem outros que são facílimos de encontrar, em qualquer farmácia você acha, como o óleo de rícino e o de girassol, por exemplo, ou o azeite de oliva extra virgem que se encontra em qualquer supermercado.

O legal, é que cada óleo traz benefícios tanto que diferem uns dos outros, quanto uns que se assemelham, então é legal que vocês vejam os benefícios que cada óleo traz (mais abaixo vou falar sobre isso) e usem ao seu favor! Agora, uma coisa que todos os óleos vegetais nos ajudam, é com a POROSIDADE. Então, a umectação é ótima para quem quer prevenir a porosidade ou quem já está com o cabelo poroso.
 
"Mas Tay, como que funciona? Passar óleo no cabelo deve deixar ele ensebado!" Podem ficar tranquilos porque não, não vai ficar "ensebado" se vocês fizerem da maneira correta. :)

No geral, você deve passar o óleo nos cabelos, limpos ou sujos (tem gente que fala que é melhor usar com ele limpo e molhado, ou sujo e seco, mas eu prefiro passar nos cabelos limpos e secos, para absorver melhor os benefícios dos óleos, mas aí, vocês tem que ver de que maneira se adequa aos seus cabelos). Depois é só lavar e finalizar com a máscara, de sua preferência (eu prefiro usar uma nutritiva). É importante deixar por no mínimo 3 horas. Tem pessoas que fazem o overnight, ou seja, dormem com o óleo no cabelo e só lavam no outro dia. Mas aí depende da sua disponibilidade, da sua preferência, enfim, cada um faz do seu modo. Eu geralmente deixo por umas 5 horas no cabelo.

Quanto a passar na raíz ou não, eu indico que usem o óleo de rícino, pois ele é ótimo para regular a oleosidade do couro cabeludo, logo, se o seu cabelo é oleoso ou seco, ele vai dar uma regulada nisso aí. Quanto aos outros, se a sua oleosidade é normal/alta, não usem no couro cabeludo, porque podem ficar oleosos mais rápidos, pesar muito, enfim.

Agora, que tal conhecermos alguns óleos que podemos usar na umectação e seus benefícios? Vamos lá?


Óleo de Rícino (mamona): Controla a oleosidade do couro cabeludo, e estimuda o crescimento dos cabelos, além de doar força. É um óleo muito forte, então tem que ter cautela ao usar. A consistência é meio ruim para espalhar nos fios e sua absorção não é tão fácil.


Óleo de Coco: Amacia, nutre e doa brilho aos fios. Penetra facilmente nos fios, sendo fácil a absorção dos nutrientes.


Azeite de Oliva Extra Virgem: Doa maciez, brilho e hidratação aos nossos fios. É ótimo para cabelos ressecados. É de fácil aplicação e absorção nos fios.



   São esses que eu conheço as propriedades gente. Mas tem muitos outros, como o óleo de semente de uva, o óleo de abacate, o óleo de argan...

Quanto à ultima opção que mostrei para umectar os cabelos é usar o Azeite de Oliva. SIM, aquele de cozinha HAHAHAHA. Mas ATENÇÃO gente, tem que ser o EXTRA-VIRGEM tá? Não inventem de se empolgar e usar o primeiro azeite que virem pela frente kkkkk.

Agora, a frequência que se deve fazer a Umectação depende de diversos fatores como por exemplo, os danos que o seu cabelo apresenta, o tipo do seu cabelo (se ele é liso, cacheado, etc) entre outras coisas. Então vocês tem que ver a quantidade de vezes que o seu cabelo vai precisar. Se você estiver dando pouca Umectação, e o cabelo fica feinho/poroso rápido, façam mais Umectação. Ou se você está dando demais e seu cabelo está ficando feinho também, faça menos umectações.

Outra coisa que vocês tem que fazer, é testar os óleos. Não se prendam só à um óleo, e nem crie preconceito com um óleo que você testou uma vez e não deu certo. Porque as vezes, o óleo que não deu certo tinha propriedades que o seu cabelo não precisava, mas agora precisa, e o óleo que era seu queridinho depois de um tempo pode acabar não ficando mais legal, porque o seu cabelo não está mais precisando do que ele oferece. Então, testem os óleos, e variem um pouco. Não estou falando para fazer estoque de óleo em casa kkkkk Estou falando apenas para variar, sempre que sentir que o óleo que você amava não está mais dando certo.

  Semana que vem, vou fazer de novo umectação com o azeite de oliva, e mostro para vocês o resultado COM FOTOS. Sim, com fotos gente eeeeeeeee \o/ Comemoremos. kkkkk Vocês vão ver como é divino o resultado gente, sério, me aguardem haha.

Então é isso pessoas lindas, espero que tenham aprendido bastante nesse post e que usem esse método. Seus cabelos vão adorar, e te agradecer da forma que nós A-MA-MOS: Ficando lindos e saudáveis kkkkk. Mas e aí? Vocês usam ou vão usar esse método? Podem ficar à vontade para postar suas experiências ou dúvidas aí nos comentários. Amarei ler todos. Ah, e postem o link do seu blog no seu comentário para eu conhecê-lo também. Beijos e até o próximo post!

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images